Home Jornal da Capital Cultura Exposição de Artur Soares e Martina Nickel tem abertura nesta quinta

Exposição de Artur Soares e Martina Nickel tem abertura nesta quinta

1008
0
A segunda exposição do Concurso de Arte Impressa do Goethe-Institut apresenta um diálogo entre as linogravuras de Artur Soares (Salvador/BA) e as gravuras em metal de Martina Nickel (Porto Alegre/RS). O trabalho de Artur se baseia na pesquisa desenvolvida há quase 5 anos com foco no entalhe sobre linóleo, que explora a estética de representação da face humana. Já no conjunto apresentado por Martina Nickel, são relacionadas imagens de animais, elementos da natureza e do homem em cenas cujos símbolos são absorvidos e subvertidos. A exposição tem curadoria da artista e professora Maria Ivone dos Santos.
Sobre seus olhos – Martina Nickel/ divulgação
MURO DO GOETHE-INSTITUTAlém da exposição na galeria, o artista Artur Soares (Salvador/BA) realizará a próxima intervenção no muro do Goethe-Institut Porto Alegre através de seu conjunto de obras que versam sobre a face humana, tendo como ponto de partida figuras que representam a história da resistência política das principais personalidades negras da história do Brasil.
Artur Soares/ divulgação
Sobre o Concurso – ​O Concurso seleciona quatro artistas para duas exposições na galeria de Goethe-Institut Porto Alegre e contempla um dos quatro artistas com uma residência artística na Alemanha. Nesta edição, foram selecionados os artistas Elias Maroso (RS), Mirella Marino (SP), Artur Soares (BA) e Martina Nickel (RS). Elias Maroso foi o artista escolhido para a residência em Berlim.  A comissão julgadora foi composta por Maria Ivone dos Santos, Rochele Zandavalli e Flávio Oliveira.
O Concurso de Arte Impressa do Goethe-Institut Porto Alegre foi criado em 2016 com o objetivo de incentivar, difundir e integrar as manifestações de artistas contemporâneos no âmbito da gravura e suas extensões. O Concurso integra uma série de atividades realizada pelo Goethe-Institut Porto Alegre ao longos dos últimos anos, na qual se dá foco especial à arte impressa através da ligação entre as ricas tradições do Rio Grande do Sul e da Alemanha neste campo.
SERVIÇO
Exposição de Artur Soares e Martina Nickel
IV Concurso de Arte Impressa Goethe-Institut Porto Alegre
Abertura:  dia 1º de agosto, às 19h
Local: Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112)
Visitação:  de 02 de agosto a 21 de setembro. De segundas a sextas, das 10h às 19h30. Sábados, das 10h às 12h30. Domingos e feriados: não há visitação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here