Home Jornal da Capital Agenda “O Enigma das Caixas” entra em cartaz na Sala Álvaro Moreyra

“O Enigma das Caixas” entra em cartaz na Sala Álvaro Moreyra

614
0

Em cartaz a partir do próximo sábado, dia 03 de agosto, às 16 horas, na Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de cultura, “O ENIGMA DAS CAIXAS”, direção de Paulo Guerra para o texto de Elô Fernandes e Helô Bacichette. O espetáculo infantil, realização da Cia. Halarde de Teatro, permanece em temporada até o dia 25 do mesmo mês, sempre aos sábados e domingos.

“Caixinhas do Sul era uma cidade que ficava nem perto nem longe. La vivia Quim, um menino que vendia doces na praça. Todos os dias as coisas aconteciam do mesmo jeito. Até que um dia…”.

Qual o segredo das caixas? Por que exercem um fascínio tão grande? O mistério sobre seu conteúdo, a expectativa do momento da abertura, as infinitas possibilidades de tamanho e formato, tudo isso faz das caixas objetos particularmente atraentes na visão das crianças . A proposta do espetáculo “O ENIGMA DAS CAIXAS” é a de interagir de forma lúdica e descontraída com clássicos da literatura que falam sobre mitos (Pandora, Zeus) e com obras que transcenderam o tempo e se perpetuaram, como “O Pequeno Príncipe” e “Otelo”. Partindo disso, é contada a história de Quim (Joaquim), um menino que vive em Caixinhas do Sul, e que além de vender balas na praça central, gosta de inventar histórias. Certo dia, ele encontra um homem que carrega um saco contendo várias caixas, o Senhor das Caixas, e delas são tiradas histórias que levam o menino a sonhar e criar outras histórias, com personagens imaginários, fazendo menção ao mistério criado pelas caixas e remetendo o público a uma série de significações e intertextualidades.

O personagem principal da peça, o Senhor das Caixas é uma releitura  positiva do homem do saco, que é uma das lendas urbanas mais antigas da cultura popular, trazida pelos ciganos durante o século XIX . Segundo a lenda, o velho raptava as crianças que eram mal educadas ou que eram vistas andando pela rua sem a companhia dos pais e as levava para sua casa, para transformá-las em sabão ou botões.

No elenco estão Carlos Paixão (Senhor das Caixas), Jony Pereira (Otelo), Maurício Schneider (Joaquim), Renata (Bruxa Desdêmona) e Neto Fagundes como Bastão (voz em off). Figurinos de Titi Lopes, cenografia e objetos cênicos em madeira de Jony Pereira, trilha sonora original de Bem-hur Borges, objetos cênicos em tecido de Isolde e Maurício Schneider, maquiagem de Sil Gollmann, iluminação de Anilton Souza, arte de Sandro kA e videomaker Kethyene Megine Sperhacke, coreografias de Renata Stein, operação de som de Fabio Cunha, assessoria psicopedagoga de Andréa Korenowski Uranga e assessoria comercial de Luciana Fagundes.

SERVIÇO
O QUÊ: espetáculo infantil “O ENIGMA DAS CAIXAS”, direção de Paulo Guerra, realização da Cia. Halarde de Teatro XXIX anos
QUANDO: de 03 a 25 de agosto de 2019, sempre sábados e domingos, às 16 horas
ONDE: Sala Álvaro Moreyra (Av Erico Veríssimo, 307)
QUANTO: R$ 30,00 (público em geral); R$ 15,00 (estudantes, classe artística, idosos, municipários, professores). Aceita-se todos os tipos de cartões. Ingressos antecipados em https://www.entreatosdivulga.com.br/oenigmadascaixas
DURAÇÃO: 40 minutos.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here