Home Jornal da Capital Eventos Festa de Rua celebra Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes...

Festa de Rua celebra Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas

188
0
Crédito: Vitor Pamplona

No próximo dia 23, a partir das 14h, o Terreiro Bar Ancestral vai promover um evento de rua “Meu Axé Brinda o Seu Axé”, celebrando o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, comemorado em 21 de março, e o seu primeiro ano de operação no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. A Rua Luiz Afonso será o palco das atrações, que incluem apresentações musicais, manifestações culturais, feira de empreendedores afro religiosos e lançamento de uma nova cerveja colaborativa com o artista Felipe Reis. A organização do evento também vai promover um mini xirê, onde serão executadas rezas de orixás ao som de tambores. 

Helena Legunes e Roger Moraes – Proprietários – Crédito: Vitor Pamplona

Nos últimos 12 meses, o Terreiro recebeu milhares de clientes, tornando-se uma referência de bar plural, democrático e acolhedor. Neste contexto, celebrar o aniversário do estabelecimento na mesma data reservada para cultuar as religiões de matriz africana é considerado um grande presente para os proprietários, Helena Legunes e Roger Moraes. “Trata-se de um espaço que faz homenagem à ancestralidade, respeitando todos os credos e crenças, em especial as religiões brasileiras de matriz africana. A pluralidade do Terreiro é notada por todos que frequentam o bar. Para além da decoração do ambiente, oferecemos um espaço descontraído e familiar para apreciar uma boa cerveja, curtir um samba e brindar ao axé que cada um traz consigo”, explica Helena. 

O espaço oferece 10 torneiras de cervejas artesanais, contando com todos os rótulos da Cabocla Cervejas, produzida também pelo casal. Além de um cardápio temático, com opções de lanches para petiscar e também matar a fome. A novidade, lançada em comemoração ao aniversário do bar, é o Pastel de Feijoada, também com versão vegana. O Terreiro abre de quarta a sábado, das 17h às 24h, e nos domingos das 16h às 22h (exceto no último domingo do mês). A programação semanal ainda conta com música ao vivo, promoções em combos específicos e atrações culturais variadas. Desde a sua inauguração, o Terreiro já realizou 4 festas de rua, encontros culturais com sessão de cinema comentada, exposições, oficinas de dança e rodas de conversa.

SERVIÇO
Meu Axé Brinda o Seu Axé
Quando: 23 de março de 2024
Endereço: Rua Luiz Afonso, em frente ao número 247 – Cidade Baixa – POA
Horário: Das 14h às 21h

Programação
Apresentação de dança com Brazil Estrangeiro
Show com Roberta Moura e Trio Mandê 
Mini xirê do Terreiro, com tamboreiros convidados
Feira de empreendedores afro religiosos com mais de 15 expositores
Lançamento da cerveja colaborativa com o artista Felipe Reis

Fonte: Valessa Prado – Assessoria

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.